O Ministério de Minas e Energia aprovou nesta segunda-feira, 16 de outubro, como prioritário, dois projetos de titularidade da Taesa. O primeiro é sobre reforços em instalações de transmissão de energia elétrica da subestação Gurupi bem como a adequação de módulos de infraestrutura das redes e linhas de transmissão nos municípios de Minaçu (GO) e Gurupi (TO). A previsão de conclusão é para outubro de 2019.
O outro projeto da empresa também é relativo a reforços em instalações de transmissão de energia elétrica, mas compreendendo a subestação Miracema, localizada nos municípios de Miracema do Tocantins e Gurupi (TO). A data de término do projeto está estipulada para março de 2020 e com a aprovação, será possível a emissão de debêntures de infraestrutura.
Já a Janaúba Transmissora teve acatado como projeto prioritário o plano de transmissão de energia elétrica relativo ao Lote 17 do leilão nº 13/2015 da Aneel – 2ª etapa, compreendendo a linha de transmissão pirapora 2 – janaúba 3, em 500 kv, circuito simples, entre outras linhas que percorrerão os estados da Bahia e Minas Gerais. O mês e ano previstos para conclusão do projeto é fevereiro de 2022.
O Ministério também autorizou como prioritários os projetos de transmissão de energia de lotes da Interligação Elétrica Paraguaçu e da Interligação Elétrica Aimorés, ambos com previsão de término das obras para fevereiro de 2022. O primeiro é o Lote 3 do Leilão nº 13/2015 da Aneel – 2ª etapa, compreendendo a linha de transmissão Poções III – Padre Paraíso 2, em 500 kV, entre outras linhas que perpassam cidades da Bahia e Minas Gerais.
O outro respectivamente corresponde ao Lote 4 do Leilão nº 13/2015 da Aneel – 2ª etapa, com a linha de transmissão Padre Paraíso 2 – Governador Valadares 6, em 500 kv, além de outras linhas que passarão por quinze municípios de Minas Gerais.