A AES Eletropaulo estima que já capacitou mais de dois mil eletricistas próprios desde que passou a oferecer capacitação técnica. Em média, são 320 horas de curso para cada profissional, sem contar as reciclagens. Neste ano, de janeiro a setembro, a companhia informou que foram ministradas mais de 450 mil horas de treinamento, com 327 turmas formadas, num total de 932 eletricistas que finalizaram os cursos teóricos e práticos da concessionária. A capacitação visa evitar acidentes com os profissionais e com a própria população, além de promover mais eficiência na rede elétrica.

Os treinamentos, que acontecem de segunda à sexta-feira e, algumas vezes aos sábados, ajudam tanto os novos eletricistas que chegam a empresa, quanto no aperfeiçoamento das técnicas aos mais experientes.

Para Samuel Brás, Coordenador de Treinamento e Desenvolvimento de eletricistas da concessionária, a capacitação constante ajuda aperfeiçoar o trabalho diário dos eletricistas, pois não há hora para aplicar o conhecimento. “Essa profissão exige grandes esforços durante o dia, noite, madrugada, na chuva, no calor. Tempo bom ou ruim”, completou.

A AES Eletropaulo tem 14 bases operacionais em sua área de concessão. A maior delas, a base Guarapiranga, possui campos especializados em treinamentos técnicos e práticos, com postes fictícios – altos e baixos -, aparelhos de medição, cestas de locomoção interligada aos veículos, cruzetas, ramais de ligação, fiação etc. Além de ambientes para aperfeiçoamento teórico, há ainda, laboratórios de informática, salas de aula interativas, livros e todo o suporte de especialistas.