A Copel, em parceria com a Voltalia, anunciou na última sexta-feira, 20 de outubro, a inauguração de mais um conjunto de parques eólicos no Rio Grande do Norte, o Complexo São Miguel do Gostoso. Os quatro parques do complexo foram conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) no mês de junho, e seus 36 aerogeradores totalizam capacidade instalada de 108 MW – suficiente para abastecer aproximadamente 270 mil famílias.

A Voltalia é uma companhia internacional produtora de energia elétrica a partir de fontes renováveis: eólica, solar, hidroelétrica e biomassa, estando presente em 15 países. “A energia eólica é uma nova fronteira que se abre no setor energético brasileiro. Energia limpa, renovável, uma alternativa importantíssima no parque gerador nacional”, analisou Robert Klein, diretor geral da Voltalia Energia do Brasil.

A companhia paranaense possui 49% do complexo, que tem potencial para produzir em torno de 520 GWh por ano. “Estamos a cerca de três mil quilômetros da nossa sede, em Curitiba, inaugurando usinas que materializam a visão inovadora, sustentável e empreendedora da nossa companhia”, afirmou o presidente da Copel, Antonio Guetter.

“Com apoio do Governo do Estado do Paraná, nosso acionista majoritário, a Copel vem registrando recordes de investimentos ano após ano, com aposta na geração renovável e a conquista de reconhecimentos nacionais e internacionais em todos os seus seus segmentos de atuação”, complementou.

A empresa possui atualmente 15 parques eólicos reunidos em três grandes complexos em operação no Rio Grande do Norte. Outros 13 parques estão em construção no Complexo Eólico Cutia, com previsão de conclusão em 2019.

No total, os empreendimentos eólicos somam um investimento de R$ 3 bilhões e uma potência de 646 megawats – energia que atende o equivalente a 2 milhões de pessoas. Com seus recentes parques eólicos, o parque gerador da Copel ultrapassa atualmente 93% de fontes renováveis.