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Atuando no mercado de renováveis desde 2015, a Nispera começa a direcionar o olhar para o mercado eólico brasileiro. A start up suíça tem soluções de monitoramento, gestão de ativos e desempenho de usinas. No ano passado, a empresa participou do Brazil Wind Power Operação & Manutenção, quando apresentou seu trabalho. De acordo com Salvatore Lima, sócio fundador e responsável global pelo desenvolvimento de novos negócios, os ventos das eólicas brasileiras tornam o país um mercado atraente. “O fator das máquinas é o dobro da Europa, o que se produz em um ano lá aqui é produzido em seis meses”, afirma.
Partindo do conceito que o “olho do dono engorda o gado”, as ferramentas de monitoramento online que ela oferece trazem um conjunto de informações e indicadores, como a visão geral da produção, detalhes sobre a curva de potência, análise e alocação de perdas de energia. Esses dados vão dar uma visão abrangente do desempenho técnico dos ativos e ficam disponíveis par ao cliente pela internet ou qualquer outra plataforma móvel. Além disso, a Nispera também oferece uma espécie de Due Diligence contínuo, que faz com que o proprietário avalie se os seus ativos estão operando da melhor forma. A empresa suíça também fornece uma espécie de relatório para os acionistas, em que ela fornece indicadores financeiros para diretorias ou responsáveis pelo orçamento avaliarem como ficou o desenvolvimento a cada mês do ano.
A Nispera chega ao país com interface direta da Swissnex Brazil, iniciativa da Secretaria de Estado da Suíça para Educação, Pesquisa e Inovação. No Brasil desde 2014, ela busca fomentar parcerias entre o Brasil e a Suíça nas áreas de educação de nível superior, pesquisa, inovação e empreendedorismo, além da internacionalização de startups e empresas suíças ligas a Pesquisa & Desenvolvimento. Com a Nispera, a intenção é que a empresa se relacione com os stakeholders locais, de modo a identificar oportunidades.
Segundo Lima, os clientes aprovam a possibilidade de terem relatórios diários sobre as medições e os desempenhos das usinas, funcionalidades que as soluções permitem. Esses relatórios têm se apresentado como um pedido constante. Quando a produção está acima ou abaixo do esperado, é gerado um alerta automático. “Eles apreciam muito o sistema de report system“, avisa. Ele destaca ainda como outra vantagem o cliente é ter as soluções independentes uma das outras. Segundo ele, isso traz agilidade e minimiza os custos com softwares semelhantes.
A empresa já ensaia seus primeiros contratos no Brasil. O país é considerado o mercado mais importante da América Latina. Ela já está presente nos mercados italiano, espanhol, português e em alguns países da América do Sul, como o Chile.
(Nota da redação: Matéria alterada às 14:45 horas do dia 25 de outubro de 2017 para corrigir o cargo do entrevistado e no penúltimo parágrafo informação sobre a disponibilidade das soluções)