O Operador Nacional do Sistema Elétrico confirmou nesta segunda-feira, 23 de outubro, que o escoamento de energia elétrica proveniente das usinas de Jirau (3 750 MW) e Santo Antônio (3.568 MW), no Rio Madeira (RO), está prejudicado em sua totalidade devido a um problema no eletrodo de terra em um dos dois sistemas de transmissão associados às hidrelétricas, de propriedade da empresa IE Madeira.

De acordo com o ONS, o transporte de eletricidade pela rede de alta tensão está limitado a 4.700 MW, sendo que a capacidade total é de 6.300 MW.

“Ao serem realizados testes, foi verificado que o eletrodo de terra do bipolo 2 foi construído em local inapropriado, o que compromete suas funções. O eletrodo de terra tem como função manter o equilíbrio entre as duas linhas de transmissão do bipolo, de forma que, caso haja uma ocorrência em uma das linhas, a outra possa continuar em operação”, informou o órgão.

Sem a correção do problema, o desligamento em uma das linhas pode ocasionar a perda integral do bipolo 2 e de toda a energia por ele transportada, daí a restrição imposta por medida de segurança.

Segundo o operador do sistema, devido ao período seco, as usinas de Santo Antônio e Jirau estão gerando, no momento, muito abaixo da sua capacidade instalada. Nesta segunda-feira, estão sendo escoados 850 MW pelo chamado linhão do Madeira. Outros 1.050 MW gerados pelas usinas estão sendo enviados diretamente para Porto Velho por outro sistema de transmissão.