As empresas UEG Araucária e Petrobras fecharam no último dia 11 de outubro um contrato de compra e venda de gás natural, na modalidade interruptível, para geração de energia elétrica na UTE Araucária (PR – 469 MW). O acordo comercial, que cobre o período iniciado no próprio dia 11 indo até 30 de novembro deste ano, perfaz um volume máximo diário de até 2.190.000 m³/dia.
De acordo com a Copel, o contrato reduz os custos variáveis da usina e a coloca em um patamar abaixo do Custo Marginal de Operação do setor elétrico, o que viabiliza sua possível operação. A Copel é sócia majoritária da UEG Araucária com 80% de participação, com os demais 20% detidos pela Petrobras – fornecedora do gás natural.
“A não incidência de cláusula take or pay no contrato não impõe risco à UEG Araucária, caso as condições do Sistema Interligado Nacional não sejam adequadas ao despacho da UTE Araucária”, informa a Copel. A usina opera na modalidade merchant (sem contratos de comercialização para venda da energia gerada), nas situações em que o CMO supera o CVU do empreendimento ou quando solicitada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.