Em uma iniciativa inédita no Brasil, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) se uniu a duas das maiores empresas do país, Engie e WEG, para o lançamento na próxima sexta-feira, 27 de outubro, às 10h30, do Programa Indústria Solar. O objetivo do projeto é incentivar a geração de energia solar pelas mais de 50 mil indústrias do estado, colaborando a construir um futuro mais sustentável e tornando o setor produtivo catarinense mais moderno, eficiente e competitivo.

O Programa está dividido em fases, sendo que a primeira consiste de um projeto piloto que ofertará sistemas fotovoltaicos residenciais com condições facilitadas para os colaboradores da FIESC, Engie, WEG, SESI/SC, SENAI/SC, IEL e Celesc. Os participantes terão acesso a linhas de financiamento com taxas de juros menores do que as praticadas no mercado, assim como a preços diferenciados. As inscrições para essa etapa começarão no dia 20 de novembro.

Na fase seguinte, prevista para 2018, será a vez de colaboradores de outras empresas catarinenses participarem. Posteriormente, serão as próprias indústrias as beneficiadas.

Mesmo nesta etapa piloto, o programa já se destaca por seus números. FIESC, Engie, WEG, SESI/SC, SENAI/SC, IEL e Celesc possuem mais de 40 mil colaboradores e se apenas 10% destes aderirem à iniciativa, serão quatro mil novos sistemas fotovoltaicos entrando em operação no Brasil. Para se ter noção da dimensão representativa desses números, segundo os dados mais recentes da Aneel, o país conta atualmente com somente 16 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica. O Programa Indústria Solar terá ainda o apoio da Celesc, BRDE e CECRED.