O Centro de Ação Social Nossa Senhora D´Aparecida, Entidade de Longa Permanência para Idosos de Guaíra acaba de receber um sistema solar fotovoltaico, que irá reduzir significativamente a conta de energia do local. Trata-se do primeiro projeto de energia solar implantado em uma instituição do Terceiro Setor na região de Ribeirão Preto (SP).
A estimativa é de que a economia com a instalação do sistema seja na média de 30% no valor das contas de energia da entidade. Com isso, o asilo deixará de pagar R$ 2,5 mil de eletricidade a cada mês. Atualmente, a instituição atende a 38 idosos, além de outros sete em sistema de Home Care.
A instalação dos painéis fotovoltaicos foi possível graças ao apoio da Usina Colorado e da Sada, responsáveis pelo recurso, obtido por meio de Lei de Incentivo Fiscal para patrocínio de Entidades de Longa Permanência para Idosos. O valor total investido para a instalação das placas fotovoltaicas foi de R$ 128.765,47. As placas foram instaladas no telhado do imóvel. O projeto é modular e poderá ser ampliado caso haja um incremento na utilização da energia elétrica.