Os agentes associados à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica aprovaram por unanimidade, nesta quinta-feira, 26 de outubro, o orçamento para o exercício de 2018, no valor de R$ 157,8 milhões, montante 5% superior ao registrado em 2017. A deliberação foi tomada na 63ª Assembleia Geral Extraordinária, realizada em São Paulo, e que reuniu representantes de 1.772 agentes, o correspondente a 61,79% dos votos válidos.

Para 2018, os agentes também aprovaram a realização da primeira fase do projeto de implementação da Liquidação Centralizada do Ambiente de Contratação Regulado, que consiste no parecer jurídico e no termo de especificações do sistema. O custo desta etapa será arcado pelos agentes de distribuição no montante de até R$ 2 milhões.

Durante a assembleia, o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Rui Altieri, apresentou aos agentes as entregas da entidade em 2017 como o protagonismo frente às constantes reuniões realizadas com agentes, associações e instituições para discutir sobre os temas relevantes para o setor elétrico.

O executivo também compartilhou as perspectivas da entidade para 2018 sobre temas essenciais, como a solução para o risco hidrológico (GSF) e a implementação do Preço de Liquidação de Diferenças em base horária, prevista para 2019.

Em setembro, a Câmara de Comercialização ultrapassou a marca de 6.758 agentes, um aumento de mais de 100% desde o final de 2015, quando a CCEE possuía pouco mais de 3.200 associados.