A AES Eletropaulo informou que está investindo R$ 1,4 milhão na substituição de 4.547 lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED em semáforos de São Bernardo do Campo (SP). Até o momento já foram realizadas 751 trocas, o que confere maior eficiência à sinalização. A obra faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora.

Além da modernização em suas estruturas, as lâmpadas de LED proporcionarão uma economia estimada em 1.089 MWh/ano, 87% menor em relação ao consumo atual e equivalente ao consumo de aproximadamente 480 residências. A conclusão do projeto está prevista para dezembro deste ano.

As lâmpadas de tecnologia do tipo LED possuem aproximadamente vida útil 5 vezes maior em relação às lâmpadas incandescentes, o que diminui, substancialmente, os desligamentos dos semáforos e os custos de manutenção.

Outro item importante é o fato das lâmpadas de LEDs não apresentarem “efeito fantasma”, ou seja, o efeito produzido pela incidência da luz solar nas lâmpadas dos semáforos, o que produz a falsa sensação de semáforo ligado, confundindo o usuário e podendo causar acidentes.