O valor das cotas de potência contratada e de energia elétrica da hidrelétrica de Itaipu que serão comercializadas em 2018 pela Eletrobras com as concessionarias de distribuição das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficarão em audiência pública entre os dias 8 e 22 de novembro.  Também ficarão em audiência na página da Agência Nacional de Energia Elétrica as cotas das  distribuidoras para 2023.

A usina teve sua garantia física definida em maio desse ano pelo Ministério de Minas e Energia em 7.772 MW médios. Esse valor será reduzido, porém, em 896,143 MW médios, para retirar a carga da Administración Nacional de Eletricidad – Ande, a administradora do sistema elétrico no Paraguai. Com isso, as cotas a serem divididas proporcionalmente entre as distribuidoras totalizam 6.876 MW médios.

A Aneel informou que a validade dos valores definidos para o ano que vem está condicionada à manutenção da garantia física prevista na Portaria 178, do MME. Essa garantia pode, eventualmente, ser alterada em consequência da Consulta Pública 36, do MME. A consulta relacionada ao aprimoramento do Mecanismo de Realocação de Energia propõe aplicar, integralmente, o cálculo de revisão da garantia física de Itaipu e das demais usinas hidrelétricas em regime de cotas.