A ABB, uma das líderes mundiais em produção e fornecimento de equipamentos pesados em ramos industriais como energia elétrica e mineração, decidiu apostar alto na oferta de soluções e produtos digitais. A empresa acaba de lançar no país a plataforma ABB Ability, criada no início deste ano com o objetivo de prover serviços online não só aos grandes clientes com os quais já atua, mas também a novos mercados. O grupo promoveu um grande evento na noite da última segunda-feira (6) no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, para apresentar a novidade.

Com as presenças do CEO global da ABB, Ulrich Spiesshofer, e do presidente da ABB Brasil, Rafael Paniagua, além de executivos de diversos clientes do grupo no Brasil, o evento serviu para a companhia ratificar os planos ambiciosos que envolvem a ABB Ability no mundo. A expectativa é que a plataforma comercial movimente até US$ 20 bilhões em negócios como monitoramento e manutenção virtual de equipamentos e serviços. Mercado crescente para o grupo de matriz sueca, a América Latina deverá responder com uma fatia de aproximadamente 5% dessa receita.

A ideia da ABB é, por meio da plataforma Ability, poder antecipar potenciais problemas antes mesmo de surgirem, bem como melhorar a produtividade dos equipamentos. O lançamento da oferta digital de produtos e serviços representa, nas palavras de Spiesshofer, a transição da conectividade para digitalização, automação e robótica, significando um grande diferencial para a indústria. “A ABB está presente no Brasil há mais de cem anos, contribuindo de forma inovadora para alguns dos projetos de infraestrutura mais icônicos, tais como Itaipu e Belo Monte”, disse o CEO.