O Ministério de Minas e Energia anunciou a realização da 15ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios de petróleo no regime de concessão em 29 de março, e da 4ª Rodada de Licitações no regime de partilha de produção em 7 de junho de 2018. Os leilões foram aprovados nesta quinta-feira, 9 de novembro, em reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética.

O CNPE não tratou de medidas do setor elétrico.  Além de autorizar novos leilões de petróleo, o comitê decidiu antecipar em um ano a mistura de 10% de biodiesel ao diesel. Ela só ocorreria em 2019, conforme previsto na Lei nº 13.263, mas será feita a partir de março do ano que vem.

A 15ª Rodada vai ofertar 70 blocos, dos quais 49 nas  bacias marítimas do Ceará, Potiguar, Sergipe-Alagoas, Campos e Santos; além de 21 blocos nas bacias terrestres do Paraná e Parnaíba. Para a 4ª Rodada estão incluídos os blocos Três Marias, Dois Irmãos, Uirapuru, Saturno e Itaimbezinho, localizado nas bacias de Campos e Santos, dentro do Polígono do Pré-sal.

O CNPE adiou para 2019 as licitações de blocos localizados na bacia da foz do Amazonas, para permitir a conclusão do licenciamento ambiental dos blocos outorgados na 11ª Rodada. Também foi adiados para 2019 o leilão de blocos na bacia Pernambuco-Paraíba, para que uma maior quantidade de dados técnicos sobre essas áreas esteja disponível até lá.