fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) poderá reduzir a taxa de remuneração das empresas do segmento de distribuição de energia elétrica no próximo ciclo de revisão das tarifária, entre janeiro de 2018 e dezembro de 2020.
O custo médio ponderado de capital (WACC, na sigla em inglês) nominal, depois de impostos foi revisado para 9,29%, com WACC real calculado em 7,24%, segundo nota técnica elaborada pela superintendência de Regulação Econômica e Estudos de Mercado (SRM). No ciclo anterior, iniciado em 2015, a WACC após impostos foi definida em 8,09%.
“Avaliando os parâmetros individualmente, verificamos que a redução observada no WACC calculado não decorreu de um único fator. Em conjunto a taxa livre de risco, risco país, prêmio de risco de mercado e uma maior alavancagem das empresas contribuíram para esse resultado”, diz a nota da SRM.
O assunto está pautado para deliberação da diretoria da Aneel na próxima terça-feira, 14 de novembro. O tema já havia sido pautado no final de outubro, mas acabou sendo retirado da agenda de deliberações. Após deliberação da diretoria, o tema deverá ser colocado em audiência pública para que os agentes possam fazer suas contribuições.
O custo de capital é a taxa de rentabilidade a ser considerada no cálculo das tarifas de energia, sendo um dos itens que compõem a Parcela B das distribuidoras.