A hidrelétrica Salto Grande obteve, mais uma vez, as certificações nas normas NBR ISO 14001, NBR 16001 e OHSAS 18001, respectivamente ligadas à Gestão Ambiental, de Responsabilidade Social e de Saúde e Segurança Ocupacional. Trata-se de uma renovação dos certificados, pois a usina já havia conquistado essas certificações, em outubro de 2014, com o escopo “Processos de operação, manutenção e administração para a geração de energia elétrica”.

Após nova auditoria, visto os certificados terem de ser validados a cada três anos, a Fundação Vanzolini recomendou a renovação. A auditoria é um olhar externo, independente, pautado por uma série de requisitos. Na UHE Salto Grande, os auditores verificaram a documentação, acompanharam os procedimentos operacionais e as rotinas administrativas da usina, visitaram o reservatório, projetos sociais apoiados pela empresa, bem como conversaram com representantes da comunidade, clientes e de outras partes interessadas para certificar que a gestão da usina é aderente aos padrões normativos.

“Durante todo esse processo, nenhuma ‘não conformidade’ foi apontada pelos auditores. Estamos muito satisfeitos com as certificações, que evidenciam para a sociedade as boas práticas adotadas e o compromisso pela boa gestão e governança de nossos processos”, comentou Li Yinsheng, presidente do Grupo CTG Brasil, do qual faz parte a Rio Paranapanema Energia, concessionária de Salto Grande.

“As certificações demonstram o comprometimento na construção de um ambiente de excelência operacional, que vão da preocupação com a preservação do meio ambiente, passam pela segurança do ambiente de trabalho dos colaboradores e avançam para a criação de rotinas que promovam o desenvolvimento sustentável”, enfatizou o presidente da CTG Brasil.

Com 74 megawatts de potência, a usina Salto Grande está localizada próxima aos municípios de Salto Grande (SP) e Cambará (PR).