A Coelba (BA), através do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), anunciou a criação do “Sensor de Falta Inteligente”, que detecta problemas na rede de energia elétrica e reduz o tempo de acionamento para solução do problema de quatro horas para 12 minutos.

Com comunicação via satélite, o sensor ajuda a diminuir a área que os técnicos da concessionária devem percorrer para localizar um defeito na rede, ganhando-se tempo e melhoria no atendimento. “Quando o sensor detecta, ele sinaliza imediatamente um problema de rede”, afirmou o gerente do Programa de P&D da Coelba, José Antonio Brito.

Os sensores ficam ligados nas redes elétricas e conectados aos sistemas de controle instalados nos Centros de Operação, o que contribui para a redução do tempo para solução de problemas. Hoje, a companhia conta com mais de 400 conjuntos de sensores instalados no sistema em elétrico baiano com essa finalidade, 150 em Salvador, e já disponibiliza a tecnologia para outras empresas do setor elétrico brasileiro.

Iniciado em agosto de 2016, um novo ciclo de inovação do projeto da Coelba conta com o desenvolvimento tecnológico do Lactec – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – um centro de pesquisa tecnológica independente, com sede em Curitiba, no Paraná; e da empresa Tecsys, de São José dos Campos, como parceiro industrial. A previsão é de dobrar o número de sensores instalados em diversas regiões do estado já no primeiro semestre de 2018.