A Cemig anunciou na noite da última quarta-feira, 22 de novembro, que realizará amanhã, dia 24, na sede da B3 (atual denominação da bolsa de valores de São Paulo), um leilão para venda de 34 milhões de ações da Transmissora Aliança de Energia Elétrica detidas pela estatal mineira. A negociação dos papeis, que não estão vinculados ao Acordo de Acionistas da Taesa, será intermediada pela Itaú Corretora de Valores, contratada especificamente para esta operação.
Os recursos obtidos com a venda das ações serão depositados em conta vinculada para honrar compromissos relacionados à opção de venda outorgada aos bancos acionistas da Rio Minas Energia e da Luce Empreendimentos. Os bancos são o Santander, o BV Financeira e o BB-BI.
No caso do compromisso relacionado à RME, a Cemig e as instituições financeiras fecharam a prorrogação do prazo vigente no acordo de acionistas, o que altera a data de exercício da opção de venda outorgada para 30 de novembro de 2018. Já a data de exercício relacionada à opção de venda outorgada pela Cemig aos bancos acionistas na Luce Empreendimentos permanecerá inalterada, ocorrendo no próximo dia 30 de novembro.