A agência de classificação de risco Fitch Ratings atribuiu o rating “A-(bra)”, em escala nacional de longo prazo, à proposta de emissão de notas promissórias da Light Sesa. O crédito reflete a visão de que a revisão tarifária da Light, concluída em março, foi positiva, possibilitando fortalecimento do EBITDA consolidado e redução da atual alavancagem líquida ajustada, atualmente elevada, A Fitch considera ainda que a melhora nas métricas de crédito tornam mais favoráveis as condições para que a Light Sesa equacione necessidades de rolagem de dívida de curto prazo e fortaleça sua posição de liquidez.
A emissão dos papeis pode alcançar até R$ 600 milhões, com prazo de 397 dias. Os recursos serão destinados ao reforço do capital de giro da companhia. As notas promissórias serão garantidas pela Light S.A. (Light), holding do grupo e controladora integral da emissora. A Fitch já classifica a Light Sesa, a controladora Light e a Light Energia com o rating nacional de longo prazo “A-(bra)”, com perspectiva estável. A análise não incorpora mudanças na condução dos negócios do grupo Light, ainda que haja previsão de importante alteração em sua composição acionária a curto prazo.
“A avaliação do grupo Light reflete a visão consolidada de seu perfil de crédito, tendo em vista a existência de cláusulas de cross-default em algumas dívidas, incluindo na proposta de emissão de notas promissórias. Também considera a expectativa de melhora do desempenho operacional da Light Sesa, empresa de maior representatividade no grupo. A Light Sesa beneficia-se da exclusividade na distribuição de energia em sua área de concessão, que engloba parte da região metropolitana do Rio de Janeiro.”, avaliou a Fitch. em nota divulgada na última quarta-feira, 22 de novembro.