A Coelce (CE) recebeu da agência de classificação de risco Fitch a nota mais alta em sua escala de Rating Nacional de Longo Prazo. O rating AAA (bra) é atribuído a emissores que possuem a mais baixa expectativa de risco de inadimplência em relação a outros emissores no mesmo país. A perspectiva do rating é estável.

“O rating atribuído à Coelce reflete a qualidade de crédito da Enel Américas, sua controladora indireta”, escreveu a Fitch, em relatório divulgado na última sexta-feira, 24 de novembro. A avaliação considera os fortes vínculos estratégicos, financeiros e legais entre a companhia e a Enel Américas. Este vínculo é verificado, principalmente, pela inclusão da Coelce, de sua controladora direta — a Enel Brasil —, bem como de outras subsidiárias da Enel Brasil em cláusulas de cross default em dívidas no âmbito da Enel Américas, controladora direta da Enel Brasil.

A análise também contempla o robusto perfil financeiro consolidado da Enel Brasil e a sua forte posição de negócios, sendo um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro. A avaliação incorpora, ainda, a expectativa de que o grupo Enel Brasil conseguirá administrar o seu fluxo de caixa livre (FCF) — que deve se manter negativo até 2020 —, tendo em vista a adequada posição de liquidez e a satisfatória flexibilidade financeira, esta última beneficiada pelo suporte do controlador, mantendo sua alavancagem líquida consolidada em patamares conservadores, limitados a 3,0 vezes. A avaliação também considera o moderado risco regulatório do setor elétrico brasileiro e o risco hidrológico atualmente acima da média histórica.