A proposta que define 2020 como ano limite para a universalização do fornecimento de energia elétrica na área rural no Pantanal Sul Matogrossense ficará em audiência pública entre 30 de novembro desse ano e 19 de fevereiro de 2018. Ela prevê o atendimento a 2.186 novas ligações nos municípios de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Ladário, Miranda, Porto Murtinho e Rio Verde, atendidos pela Energisa Mato Grosso do Sul.
O programa de universalização prevê o enquadramento de parte das micro-regiões de Paiaguás, Nhecolândia e Nabileque como Regiões Remotas de Sistemas Isolados. Isso vai permitir o ressarcimento parcial à distribuidora dos custos de instalação, manutenção e operação de Sistemas Individuais de Geração de Energia Elétrica com Fontes Intermitentes (SIGFI) e de Microssistema Isolado de Geração e Distribuição de Energia Elétrica (MIGDI), destinado a atendimentos coletivos, por meio da Conta de Consumo de Combustíveis.
À exceção da região do Pantanal, o estado de Mato Grosso do Sul já está universalizado nas áreas urbana e rural. A área ainda não atendida é de cerca de 89.322 km2.