O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizou, sem restrições, a compra da pequena central hidrelétrica Rondinha, localizada em Passos Maia- SC, por um fundo de investimento controlado pela Tradener, uma das maiores comercializadoras de energia elétrica do país. A informação consta publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 4 de dezembro.
A Tradener fechou o contrato com a Atlantic Energias Renováveis para aquisição de 67,5% da participação societária na PCH, com potência instalada de 9,6 MW. O restante da sociedade pertence à Celesc. A usina está em operação comercial desde 2014 e tem capacidade de geração suficiente para atender 18,5 mil unidades consumidoras e uma população de aproximadamente 70 mil habitantes.
A negociação foi feita com fundo de investimentos controlado pela Tradener, empresa pioneira no ambiente de contratação livre e que agora começa a aumentar a sua carteira de energia própria para comercialização no mercado livre de energia elétrica. “A aquisição dessa participação na PCH Rondinha faz parte da estratégia da Tradener de, nos próximos cinco anos, ter 50% da carteira de comercialização com energia própria”, afirma Walfrido Avila, presidente da Tradener.
A Tradener também está investindo na construção da PCH Tamboril, localizada em Goiás, que terá 15,8 MW de potência. Os investimentos são da ordem de R$ 110 milhões e a usina começará a fornecer energia ao mercado livre a partir de março de 2020 por pelo menos 30 anos.