fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A entrada em vigor da tarifa branca a partir do próximo dia 1º de janeiro começa a abrir oportunidades de negócio para empresas fornecedoras de equipamentos e serviços no setor elétrico. A Atech, empresa do Grupo Embraer voltada para o desenvolvimento de soluções de tecnologia para diversas áreas, está trabalhando na concepção de medidores inteligentes voltados exclusivamente para aferição do consumo em unidades que optarem pela nova tarifação, baseada em valores mais baixos para quem consumir eletricidade fora do horário de ponta (entre às 18h e às 21h).
A empresa está atualmente operando os novos equipamentos em fase de testes e pretende iniciar a comercialização das máquinas no ano que vem, mas a demanda de mercado já existe. “A entrada em vigor da tarifa branca vai abrir as portas. A gente conhece distribuidoras que têm interesse em fazer investimentos na aquisição desses medidores e no sistema de comunicação, que jogarão os dados diretamente nos centros de medição das concessionárias de distribuição”, explica Ricardo Hayashi, chief of product owner da Atech para a área de Conexões Inteligentes.
Ao mesmo tempo em que traz expectativas positivas para a cadeia industrial do setor, a tarifa branca representa um campo amplo de atuação também para as concessionárias, que poderão criar novas modalidades de tarifação de acordo com o horário do consumo e com o perfil do consumidor. Segundo o executivo, muitas distribuidoras que foram à Atech interessadas no desenvolvimento de produtos para a tarifa branca ainda não sabem como proceder na implementação dessas soluções. “Nosso papel é de ajudá-los a entender como eles podem automatizar essa medição”, diz.
Além dos testes com os medidores especiais para tarifa branca, a área de Conexões Inteligentes da Atech iniciou suas operações recentemente com outras soluções de mercado direcionada ao mercado corporativo. Uma delas, a rede Mesh, é voltada para a modernização da rede elétrica de distribuição, incluindo a automação da operação das empresas distribuidoras, que podem identificar falhas da rede com maior agilidade. A rede Mesh possibilita o gerenciamento remoto, o diagnóstico em tempo real, a apresentação de alarmes e o monitoramento da saúde da estrutura da rede.
Outra solução é o Sistema de Automação de Medição, cujo objetivo é agilizar a análise e o gerenciamento das informações geradas pelos sistemas de leitura remota de medição, registradas pelos medidores de energia elétrica. De acordo com a Atech, o serviço permite que as concessionárias monitorarem o consumo e a demanda de energia, melhorarem a qualidade da energia fornecida, diminuam as perdas, diagnostiquem falhas e detectem potenciais fraudes, entre outras funcionalidades. A ferramenta também oferece relatórios e indicadores de desempenho aos seus clientes.
Entre as empresas que contam com os serviços da Atech está a Energisa Mato Grosso, que contratou a implementação da rede Mesh por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. “Um dos objetivos é a melhoria na coleta de dados na leitura dos equipamentos, a fim de evitar problemas como faturamento indevido”, afirma Hayashi. Na primeira etapa do projeto, com duração de um ano, as soluções serão aplicadas a um pequeno grupo de consumidores rurais. Depois, será levado a cerca de cinco mil unidades rurais.