A agência de classificação de risco Fitch Ratings atribuiu na última terça-feira, 12 de dezembro, o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA+ (bra) ’, com Perspectiva Estável, para a primeira emissão de debêntures da Esperanza Transmissora de Energia S.A., no valor de R$ 87 milhões e vencimento em 2030. A construção do projeto está sendo feita pela Cymi do Brasil Projetos e Serviços Ltda) e CymiMasa Consultoria e Projetos de Construção.
De acordo com a Fitch, o rating da emissão da Esperanza reflete a baixa complexidade relativa da operação, da manutenção e dos investimentos ao longo da vida do ativo, aliada à natureza estável e previsível das receitas. O rating também reflete o estágio operacional em que se encontrava o projeto, em agosto de 2017, com 100% de completion físico, capital próprio dos acionistas totalmente aportado e 41% das receitas sendo geradas, com expectativa de 100% durante o primeiro trimestre de 2018.
Segundo a agência de risco, o projeto firmou um contrato, à base de disponibilidade, com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, que estabelece dedução máxima de 12,5% da Receita Anual Permitida. O risco de contraparte é mitigado pelo rateio entre as empresas de geração e distribuição de energia no sistema, o que pressupõe, portanto, elevada diversificação.
Uma ação negativa de rating poderá acontecer caso a receita e os custos operacionais consistentemente acima do cenário-base da Fitch, o que levaria a um perfil de Índices de Cobertura do Serviço da Dívida abaixo de 1,20 vez. Já uma nota positiva poderá vir caso a receita e os custos operacionais fiquem consistentemente acima do cenário-base da agência, levando a um perfil de DSCR acima de 1,30 vez.