A Agência de classificação de risco Fitch Ratings elevou na última segunda-feira, 20 de dezembro, o Rating Nacional de Longo Prazo da Celpa (PA) e de suas emissões de debêntures de ‘A+ (bra) ’ para ‘AA- (bra) ’. A Perspectiva do rating corporativo é estável.  A Celpa atua no estado do Pará e é controlada pela Equatorial Energia.

De acordo com a agência, a elevação dos ratings da Celpa reflete o fortalecimento do perfil financeiro combinado da empresa com sua holding, a Equatorial Energia. O fortalecimento decorre da melhora do desempenho da Celpa, em ritmo superior ao anteriormente esperado pela Fitch, com expectativa de continuidade desta trajetória nos próximos anos. Para a Fitch, o rating da distribuidora considera o fato de que sua alavancagem financeira, em bases individuais, permanecerá moderada e que o perfil alongado da dívida e seu baixo custo financeiro, atrelados a uma adequada posição de liquidez, continuarão beneficiando os índices de cobertura da dívida de curto prazo.

Segundo a Fitch, uma melhora na nota inclui a manutenção dos perfis financeiro e operacional da companhia, combinada à percepção de melhora significativa da qualidade de crédito da Equatorial ao longo do desenvolvimento dos projetos de transmissão. Já uma piora pode acontecer caso haja dificuldade no gerenciamento da dívida na holding, entraves na implementação dos projetos de transmissão de energia ou a percepção de redução do suporte da Equatorial à Celpa.