A Petrobras pretende investir US$ 74,5 bilhões até 2022. A estatal divulgou nesta quinta-feira, 21 de dezembro, o Plano de Negócios e Gestão 2018-2022. O PNG diz que ela quer ser “Uma empresa integrada de energia com foco em óleo e gás que evolui com a sociedade, gera alto valor e tem capacidade técnica única”. De 20 estratégias, três temas estratégicos foram incorporados: a transição para uma economia de baixo carbono; a preparação da companhia para capturar oportunidades advindas da transformação digital; e a otimização da gestão financeira e de riscos da companhia.
Na área de energia, a Petrobras pretende gerir o portfólio exploratório de óleo e gás visando maximizar a economicidade e garantir a sustentabilidade da produção e óleo e gás; gerir de forma integrada o portfólio de projetos de Exploração &Produção; otimizar o portfólio de negócios, saindo das produção de biocombustíveis, distribuição de GLP, produção de fertilizantes e petroquímica, preservando competências tecnológicas em áreas com potencial de desenvolvimento e maximizar a geração de valor da cadeia de gás como combustível de transição para o longo prazo.
A empresa espera alcançar uma produção total de óleo e gás, no Brasil e no exterior, de 3,55 milhões de barris de óleo equivalente por dia em 2022, sendo 2,88 milhões de barris por dia de óleo e líquido de gás natural no Brasil, já considerando os investimentos, as parcerias e os desinvestimentos.