A Eletrobras anunciou em comunicado que contratou no último dia 19 de dezembro o escritório americano Hogan Lovells, a fim de encerrar as ações de investigação independente e a resolução do tema perante as autoridades dos Estados Unidos. O valor do contrato é de até R$ 42,8 milhões, incluindo custos de honorários e despesas do escritório e dos seus subcontratados. Os serviços serão executados em até oito meses ou até que o objetivo do contrato seja alcançado.
De acordo com a Eletrobras, o contrato, que foi previamente discutido com a Comissão Independente de Gestão da Investigação e as autoridades americanas, contempla a finalização de procedimentos de investigação que já foram começados, mas que ainda não terminaram. Faz parte ainda o acompanhamento das medidas de remediação, especialmente a implementação do programa de compliance e das interações necessárias com autoridades brasileiras e americanas, com vistas à resolução de ações de investigação em curso.
Após o fim da investigação, os novos assuntos relacionados ao tema serão tratados pela Diretoria de Conformidade da estatal.