Capacitar jovens para o uso da energia elétrica de maneira mais consciente e eficiente através de ações para um consumo mais eficaz e barato da energia são os principais propósitos do Projeto Aprendiz Energético, desenvolvido ao longo do ano passado pela RGE em Caxias do Sul (RS).

Foram selecionados ao todo 1.077 alunos do segundo ano do ensino médio de 22 escolas caxienses, sendo 19 públicas e três privadas, além de 150 professores e diretores de escola envolvidos. As atividades, que sempre ocorreram no turno inverso ao da aula, envolviam não só a capacitação sobre os conceitos de eficiência energética, mas propostas para que os alunos pensassem em ações concretas a fim de melhor usar a energia elétrica disponível.

Inicialmente, os participantes deveriam pensar em práticas de eficiência energética que pudessem ser concretizadas em sua casa. Depois, na escola e, por último, em uma empresa. O contato com o mundo empresarial serve, também, para o encaminhamento dos jovens ao mercado de trabalho através de parceria da companhia com empresas do município. Ao todo, 15 empresas ofertaram vagas de emprego aos jovens alunos do Aprendiz Energético e mais de 500 alunos participaram foram encaminhados ao mercado. Diversos estudantes também tiveram a oportunidade de confeccionar suas próprias carteiras de trabalho pelo projeto.

A capacitação é composta por 15 disciplinas obrigatórias, entre elas Consumo de energia elétrica em residências, Consumo de água em residências, Riscos da eletricidade e da água e Consumo eficiente de energia elétrica em escolas. O curso teve duração de dez meses, com aulas presenciais ministradas por profissionais técnicos que atuaram exclusivamente no projeto, além de aulas na modalidade EAD, com textos, vídeos e infográficos disponibilizados pela RGE. Uma unidade móvel da distribuidora, com computadores e técnicos, ainda percorria as escolas e um laboratório foi disponibilizado no Centro de Caxias do Sul, auxiliando os alunos durante todo o dia.

As escolas, por meio de um sistema totalmente digital, tinham acesso em tempo real à frequência e desempenho dos participantes no projeto. Todo o material didático foi fornecido pela concessionária e, no momento do desenvolvimento dos projetos, técnicos da distribuidora auxiliaram os jovens em campo. As iniciativas postas em prática a partir do Programa já se traduziram em 10% de diminuição do consumo de energia elétrica nas escolas participantes e 5%, em média, nas residências dos alunos.

O investimento da empresa no projeto em questão foi de R$ 2,48 milhões em 2017. Segundo o coordenador do Programa de Eficiência Energética da distribuidora, Odair Deters, o propósito é levar conhecimento aos jovens sobre o consumo de energia e instigá-los a pensar formas de se ter um consumo mais eficiente. “Tanto as aulas teóricas quanto a elaboração dos projetos práticos servem como base para que os alunos do projeto possam disseminar as ideias de consumo consciente de energia. A RGE entende que ações como essa são muito importantes e, com a finalização desta edição do projeto, saímos com a certeza de que a educação pode transformar muitas realidades”, ressaltou Deters.

No dia 19 de dezembro, os participantes do curso tiveram uma cerimônia de encerramento, na qual foram premiados os melhores alunos. Os três que mais se destacaram, junto a seus professores, receberam um iPhone cada e a escola vencedora ganhou um laboratório de informática.