A Agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixou no último dia 12 de janeiro os ratings na escala global da Cesp de ‘BB’ para ‘BB-‘. A agência também reafirmou os ratings ‘brAA-’ na Escala Nacional Brasil atribuídos a empresa. A perspectiva foi alterada de negativa para estável.
De acordo com a S&P, as ações de ratings são consequência de ação de rebaixamento para ‘BB-’ dos ratings em moeda estrangeira e em moeda local da República Federativa do Brasil no último dia 11 de janeiro e da reafirmação do rating ‘brAA-’ do país na Escala Nacional Brasil. Em seguida, a mesma ação foi realizada nos ratings do estado de São Paulo.
Ainda segundo a agência, os ratings dos estados brasileiros em geral limitam os das empresas que eles controlam, já que eles podem intervir nelas redirecionando seus recursos para o governo. Isso enfraquece a qualidade de crédito dessas empresas, sobretudo diante de condições fiscais desafiadoras. A S&P fez a mesma ação de rating na Sabesp, outra estatal controlada pelo estado de São Paulo.