O Conselho de Administração da Eletrobras aprovou alienar parte das ações na coligada Energisa Mato Grosso no âmbito da Oferta Pública Voluntária para aquisição de ações ordinárias e preferencias da distribuidora. A estimativa é de arrecadar R$ 276,2 milhões com a venda de cerca de 55,42% das ações ordinárias e 69,14% das ações preferenciais, que a estatal detém da Energisa MT.

Segundo comunicado da Eletrobras, a companhia detém um total de 46.868.429 ações da referida concessionária. Dessas, 2.108.717 de ações na categoria ordinária  e 44.759.712 são preferenciais. As demais ações estão bloqueadas em garantia de ações judiciais e/ou outros contratos celebrados pela companhia e por isso não podem ser negociadas, como o próprio presidente da estatal, Wilson Ferreira Júnior faz questão de ressaltar em suas entrevistas ao explicar o porquê a empresa não se desfaz dessas ações como forma de levantar capital.

O preço de venda nessa oferta da Energisa é fixo em R$ 8,60 por ação, sem distinção de preço entre ações ordinárias ou preferenciais.