O agora ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o engenheiro Reive Barros dos Santos fez um depoimento de despedida aos colegas e a instituição na qual bateu ponto nos últimos quatro anos.

Em um vídeo de quatro minutos, Barros se mostrou emocionado e até arriscou fazer piada sobre sua idade para disfarçar o sentimento de despedida. Aos 65 anos, concluiu seu mandato como diretor em 13 de janeiro.

Fiz muitos amigos, não só na Aneel como no setor. Quero dizer que por onde passar sempre vou me referenciar com orgulho dessa casa

Não se sabe ainda quem será o seu sucessor, porém Reive frisou que o candidato escolhido precisará ter autonomia e comprometimento, “entendendo de que se trata de uma organização séria”.

Com 40 anos de experiência no setor elétrico, com passagem por empresas de diversos portes, Barros disse que nunca encontrou um quatro de servidores “tão comprometido e qualificado” como na Aneel.

A Aneel, que é reconhecida pelo Tribunal de Contas da União com a melhor agência reguladora do país, também é reconhecia pelos agentes estrangeiros, disse Barros. “Os agentes estrangeiros que tem uma visão do mundo, sabe como funciona a regulação na Ásia, na Europa, na América… Latina principalmente. Sempre que recebemos eles aqui, é muito comum eles afirmarem que estão em agência reguladora, e isso é um item importantíssimo para ao investidor.”

Barros reconheceu que quando chegou na instituição conhecia muito pouco de regulação, mas sabia que sua experiência como gestor poderia ser útil na Aneel. “Fiz muitos amigos, não só na Aneel como no setor. Quero dizer que por onde passar sempre vou me referenciar com orgulho dessa casa”, concluiu.