A agência de classificação de risco Fitch afirmou nesta terça-feira, 16 de janeiro, o ratings nacionais de longo prazo da terceira emissão de debêntures da Santo Antônio Energia (Saesa). São duas séries, sendo uma de R$ 200 milhões com vencimento em abril de 2022 e outra de R$ 500 milhões com vencimento em abril de 2024, ambas com nota ‘CC(bra)’.

Segundo a agência, afirmação reflete a necessidade da Saesa de aportes adicionais de capital nos cenários da Fitch para honrar suas obrigações financeiras em 2018 e 2019. Dessa forma, os ratings contemplam a qualidade de crédito do acionista/garantidor mais fraco, uma vez que estes possuem um Contrato de Suporte de Acionistas (ESA) não solidário.

Os ratings da Saesa se baseiam no perfil operacional da companhia, que, apesar de apresentar geração de caixa estável e previsível, com 100% das receitas contratadas e participação no Mecanismo de Realocação de Energia (MRE), mantém uma exposição residual relevante ao risco hidrológico na forma de liquidações de energia e pagamento de penalidades devidas ao Generation Scale Factor (GSF). Os índices de cobertura do serviço da dívida (DSCR) são comprimidos nos próximos cinco anos. Até 2020, estarão abaixo de 1,0 vez, e a liquidez disponível para estes anos é insuficiente para cobrir os déficits de fluxo de caixa, sem considerar injeções de capital adicionais.