A Eletrobras Distribuição Alagoas anunciou nesta quarta-feira, 17 de janeiro, que dará início ainda nesta semana à nova fase do programa Luz para Todos no estado, que contará com investimentos de R$ 31 milhões até dezembro de 2018. Os recursos foram obtidos em reunião entre o diretor-presidente da Eletrobras, Adjar Barbosa, e os ministros de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e do Turismo, Marx Beltrão, e serão destinados em ligações novas para residências da zona rural em todo Alagoas, além de novas redes de média tensão que irão melhorar a qualidade de energia do sertão e dos litorais norte e sul.
“Este programa é muito importante para o Estado, por levar melhores condições de vida aos beneficiados e ajudar a desenvolver a economia de Alagoas, propiciando a geração de renda e empregos para a população, por meio do acesso à energia de qualidade”, destacou Adjar Barbosa, indicando que os recursos atenderão à nova demanda de ligações de 6 mil famílias.
Até o final do ano, as obras beneficiarão mais de 40 mil pessoas proporcionando maior confiabilidade e melhorias no fornecimento de energia do sertão e do litoral do Estado. “As instalações já contarão com o novo modelo de rede compacta que oferece mais segurança no fornecimento”, apontou Diogo Ribas, gerente de Obras. “O planejamento dos novos materiais e do percurso dos cabos também trará uma sensível melhoria nos níveis de tensão das localidades e na operação do sistema elétrico pela Distribuidora”, completou
Através do Luz para Todos, até dezembro de 2017, a Eletrobras Alagoas já atendeu com novas ligações mais de 97 mil famílias em todos os municípios do Estado, beneficiando diretamente 500 mil pessoas com melhorias na rede de distribuição de energia.
Lançado em 2004, as aplicações do programa já somam R$ 90 milhões em obras, levando energia para residências em zonas rurais, comunidades indígenas, quilombolas, assentamentos rurais, escolas, postos de saúde e poços de água comunitários, entre outros.