A Engie Soluções, braço de serviços do grupo francês Engie no Brasil, concluiu a aquisição da ACS, empresa de monitoramento remoto de consumo de energia. A companhia é líder de mercado, com participação 40% em sua área de atuação. A compra, considerada estratégica para a Engie Soluções, possibilitará que a empresa atue em todos os segmentos do setor de eficiência energética.

O negócio permitirá a oferta de uma extensa gama de soluções integradas para os mais de 600 clientes que a ACS já possui – desde o monitoramento até a entrega de serviços que reduzam o consumo. A transação irá ainda expandir o leque de soluções a serem oferecidas para os mais de 700 clientes que a empresa franco-belga já atende no Brasil. Para Mauricio Bahr, CEO da Engie no Brasil, o negócio segue a meta global de focar investimentos em eficiência energética e plataformas digitais. No caso do Brasil, afirma o executivo, enquadra-se no objetivo de ampliar e diversificar a presença do grupo no país. De acordo com ele, a aquisição está perfeitamente alinhada com a estratégia da Engie de diversificar a sua atuação e se tornar líder na transição para um consumo de energia mais responsável.

Segundo o executivo, a ACS era a peça que faltava no quebra-cabeça de soluções integradas em serviços de energia da empresa. Para Bahr, ao conhecer o perfil de consumo dos clientes, poderemos identificar e fornecer os melhores serviços de eficiência energética, climatização, iluminação inteligente, manutenção e instalação de equipamentos industriais, sistemas de geração solar e até mesmo a compra de energia no mercado livre. Com a aquisição, a Engie, que controla a maior geradora privada de energia do país, avança na meta de faturar R$ 1 bilhão com a área de serviços no Brasil em dois anos. O negócio ajudará a companhia a atingir esse objetivo, ao alavancar cerca de 10% deste valor em novos negócios gerados a partir desta aquisição.

Com crescimento superior a dois dígitos nos últimos anos, a ACS utiliza uma plataforma totalmente digital de acompanhamento online de consumo, carga e potência de energia em 5 mil sites de monitoramento. A ferramenta traça o perfil da demanda de cada cliente e permite ligar ou desligar equipamentos remotamente ou programá-los de acordo com o horário. A ACS, inicialmente, continuará operando com uma estrutura própria. A ideia é que haja um processo de integração que mantenha a essência da companhia, com as características que a diferenciam no mercado e a alçaram à liderança do setor. A empresa tem mais de 30 anos no segmento de eficiência energética e clientes como Santander, C&A, Casas Bahia, Pão de Açúcar, Votorantim, Cinemark, Bunge, Hotéis Meliã, entre outros. A empresa também faz monitoramento de água, temperatura e gás – nichos de mercado com potencial de expansão.