A Celpe confirmou na última quarta-feira, 31 de janeiro, a conclusão das ações preventivas para o período do Carnaval. Para assegurar o fornecimento de energia no Sítio Histórico de Olinda, um dos principais focos de concentrações de foliões no Estado, foram destinados mais de R$ 1,5 milhão em serviços de manutenção e modernização da rede elétrica. Os recursos também foram utilizados no combate de ligações clandestinas, que colocam em risco a vida de pessoas e provocam interrupções. A concessionária ainda preparou um esquema especial de prontidão para os dias do carnaval, com equipes estrategicamente posicionadas na Cidade Alta para atuar em caso de eventuais ocorrências.
As ações preventivas foram iniciadas em outubro passado. Equipes de manutenção executaram mais de 260 correções e melhorias ao longo dos circuitos que atendem os polos de concentração carnavalesca. Nos últimos três meses, foram inspecionados 143 quilômetros de linhas e redes, contando com a substituição 1.378 quilômetros de fiação convencional por cabos protegidos e isolados. Para reduzir o risco de ocorrências provocadas pela interferência da vegetação na rede de distribuição, foram efetuadas mais 2 mil podas em árvores, bem como a instalação de 2.400 espaçadores na rede elétrica.
No Carnaval e durante as prévias, a Celpe atuará com 120 equipes nos principais corredores e polos descentralizados do Carnaval de Olinda inibindo ligações clandestinas. Haverá também equipes de inspeção que devem retornar aos locais onde foram removidas irregularidades para flagrar possíveis reincidências. Em outra frente de atuação, a empresa está promovendo distribuição de panfletos em todo o Sítio Histórico com informações sobre o uso seguro da energia. A ideia é orientar o folião sobre os riscos de aproximação da rede elétrica e de intervenções indevidas que podem colocar em risco a vida de qualquer um.
A distribuidora também fez um alerta para que os clientes que necessitam utilizar cargas extras no período de Carnaval precisam solicitar a ligação provisória de energia. A concessionária receberá os pedidos até a sexta-feira, 9 de fevereiro.
Um esquema especial foi montado para os dias do feriado. Iniciando a partir da sexta-feira (09/02), até a Quarta-Feira de Cinzas (14/02), o plantão contará com 96 equipes técnicas que estarão posicionadas nos principais polos de animação. O Centro de Operações Integradas (COI), no edifício-sede da Celpe, contará com uma estrutura de mais de 40 profissionais, entre técnicos e engenheiros, disponíveis 24 horas por dia.