A Blue Sol Energia Solar anunciou na última quinta-feira, 1º de fevereiro, a abertura de sua 10ª franquia, que terá atuação nas cidades de Jundiaí, Vinhedo, Louveira e Valinhos. A unidade iniciará as atividades em fevereiro, sob o comando do franqueado Mário Luiz de Abreu e Silva, que tinha, até então, atuação profissional na área de tecnologia da informação e tecnologias e processos relacionados à operação de rodovias e cobrança de pedágios.
Sua última ocupação foi como consultor na área de pedágios e meios de pagamento, e sempre teve atenção especial voltada à sustentabilidade e em como uni-la à tecnologia. “Tenho perfil inovador, gosto sempre de realizar atividades novas e não rotineiras. Há alguns anos as energias alternativas já chamavam minha atenção, em especial a fotovoltaica. Quando descobri a Blue Sol fiquei motivado a estudar e me capacitar na área e, conforme conhecia mais, maior era a vontade de atuar no setor”, avaliou.
O novo franqueado da Blue Sol, cuja unidade está instalada no Vinhedo Mall, conta que o caráter inovador e os desafios de um mercado incipiente despertaram o desejo de participar ativamente dessa nova revolução energética, onde a opção por energias alternativas e renováveis não para de crescer. “Foi fácil escolher a Blue Sol como marca a qual me associar para entrar nesse mercado. Avaliei os cenários e a enxerguei como uma empresa competente, inovadora e referência no setor. Tenho certeza de que colheremos excelentes frutos”, afirmou Mário, que tem como objetivo central para 2018 conquistar o “break even” da unidade franqueada.
Os recursos destinados a nova franquia foram de aproximadamente R$ 200 mil e a expectativa é de que o retorno do investimento ocorra em até dois anos. Para Rafael Cafolla, gestor de franquias da Blue Sol Energia Solar, o negócio é totalmente viável. “O mercado é promissor. A previsão oficial é que, em 2024, o Brasil tenha cerca de 1,2 milhão de sistemas instalados e conectados à rede elétrica. A região de atuação da unidade franqueada apresenta um potencial excelente para instalação dos sistemas. Isso aliado às linhas de financiamento disponíveis e ao Consórcio que a própria Blue Sol oferece facilita a vida de quem sonha com a independência energética. Queremos tornar isso possível”, complementou.
Para ele, a franqueadora cuida da elaboração dos projetos, fornecimento dos equipamentos, logística e conexão com as distribuidoras de energia elétrica, enquanto a unidade faz a frente comercial e a instalação dos sistemas. Cafolla também informa que a meta da empresa é chegar a 200 unidades franqueadas até o final de 2020. Para tal, mira cidades e regiões com mais de 600 mil habitantes do norte ao sul do país. A ideia é terminar 2018 com 40 franquias e um dos objetivos é seguir consolidando a marca pelo interior do estado de São Paulo. Atualmente, a Blue Sol Energia Solar já conta com franquias em Alphaville (SP), Campinas (SP), Franca (SP), Sumaré (SP), São José do Rio Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Cuiabá (MT).
“Apesar de muito promissor, operar um negócio nesse setor não é como comercializar produtos ou serviços convencionais e gerir empresas de outras áreas comuns ao segmento de franquias. Temos nas mãos um produto e um serviço que exigem conhecimento técnico. Além de tudo, estamos trabalhando na mudança e criação de cultura das pessoas. Por isso, buscamos franqueados com perfil de gestor, conhecimento técnico e comercial para atuar em um setor novo, mas muito promissor”, explicou Cafolla, que acredita no potencial da marca e do setor, especialmente pela inovação, no segmento de franquias.