A Atlantic Energias Renováveis anunciou a conclusão de 35% das obras gerais do Complexo Eólico Lagoa do Barro, localizado no município de Lagoa do Barro do Piauí, no sertão do Piauí.

Segundo maior empreendimento da empresa, o complexo conta com 28 fundações de torres eólicas construídas até janeiro deste ano. Nessa etapa, continuam os trabalhos de obra civil como escavação das bases, concretagem e armação das fundações diretas e execução de acessos internos.

Também está em andamento a construção de uma subestação coletora, que elevará a energia gerada à tensão de 230 kV, assim como as atividades da linha de transmissão, que será a maior já implantada pela Atlantic, com 88,1 km de extensão. Em paralelo, continuam as atividades de implantação da fábrica de dovelas nas proximidades do empreendimento.

Divulgação

Com investimentos previstos de R$ 1,3 bilhão, o empreendimento será formado por 65 aerogeradores com 120 metros de altura e pás de 63 metros cada, que estarão entre os maiores e mais potentes do país, garantindo ao empreendimento 195 megawatts de potência instalada, um marco para o desenvolvimento sustentável nacional: “São aproximadamente mil empregos criados, melhora na infraestrutura das cidades vizinhas ao empreendimento, além da energia gerada, que contribuirá para o desenvolvimento futuro da região”, afirmou o CEO da Atlantic, José Roberto de Moraes.

Durante toda a construção do complexo, as ações da Atlantic são orientadas pelos princípios de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), que fortalecem um relacionamento de respeito e confiança com a biodiversidade, comunidades, parceiros e colaboradores da empresa.