Visando garantir a energia e a segurança de uma das maiores festas populares do mundo, a Coelba irá realizar a “Operação Carnaval”, uma iniciativa que reúne todas as ações da concessionária para assegurar o fornecimento de energia elétrica durante a folia em Salvador e no interior do estado. Foram destinados R$ 8 milhões em serviços de manutenção preventiva e melhoramentos na rede elétrica nos circuitos da festa em Salvador, incluindo os carnavais de bairro e municípios do interior. Além dos serviços, o investimento contempla, ainda, esquema especial de atendimento e cartilha para os órgãos envolvidos na organização do carnaval.

A principal ação de 2018 deixou a paisagem do Porto até o Farol da Barra ainda mais bonita. O trecho que abriga dois dos principais cartões postais da capital baiana deixou de ter rede aérea e passou a contar com subterrânea. Com as intervenções realizadas, foram construídos 2 km de rede subterrânea, tendo sido retirados postes e condutores. Unindo o útil ao agradável, a ação destacou ainda mais as belezas do local, garantindo também maior segurança na área de concentração e circulação dos trios elétricos.

No circuito Barra-Ondina foram instalados mais 1.500 espaçadores de rede elétrica, totalizando agora 5.000 desses equipamentos nos circuitos principais e marginais nas redes de média tensão. Estas medidas, assim como a retirada das travessias de rede elétrica ao longo dos últimos anos, têm como objetivo levar maior segurança aos circuitos da festa, tanto para foliões como para quem trabalha em cima dos trios elétricos.

Os trabalhos da Coelba iniciaram em setembro de 2017 e, até o final das ações, 350 km de rede elétrica e 650 postes/estruturas terão passado por manutenção preventiva. Para garantir o suprimento de energia para as cargas adicionais do Carnaval, a distribuidora instalou 88 novos transformadores, agregando uma potência instalada de 8.500 kVA, implantou 216 novos postes, construiu cerca de 9 km de rede elétrica e podou 3.100 árvores.

A campanha está sendo realizada não apenas nos principais circuitos da festa, mas também nos bairros com programação de Carnaval: Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Liberdade, Boca do Rio, Plataforma, Pau da Lima e Piatã.  Além dos locais de festas com palco, foram realizadas ações de manutenção e melhorias no Nordeste de Amaralina (Circuito Mestre Bimba) e na região onde desfila o bloco “Mudança do Garcia”.

Além de Salvador, outros municípios que realizam festas de Carnaval, a exemplo de Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João (Imbassaí e Praia do Forte), Maragogipe, Jaguaripe, Bom Jesus da Lapa, Juazeiro, Porto Seguro e Barreiras, também tiveram atenção especial da Coelba.