Thiago Vasconcellos Barral Ferreira foi nomeado nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, para ocupar a diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União. Natural do Rio de Janeiro, Barral é bacharel em Engenharia Civil pela Universidade de Juiz de Fora e Mestre em Recursos Hídricos e Meio Ambiente pela Universidade do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Possui também pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O novo diretor ingressou na EPE por concurso público como Analista de Pesquisa Energética em 2007 e ocupava o cargo de Superintendente de Projetos de Geração na Diretoria de Estudos de Energia Elétrica. Nesta área, coordenava uma equipe que atua em estudos de viabilidade e projetos das diversas fontes, especialmente para fins de participação nos leilões de energia elétrica do Ambiente de Contração Regulada. Barral também vem se destacando na realização de diversos estudos técnicos para subsidiar a formulação e implementação de políticas energéticas pelo Ministério de Minas e Energia.
O presidente da EPE, Luiz Augusto Barroso, comemorou a nomeação de Barral e declarou: “tal como o Ministro Fernando, o Thiago é uma pessoa jovem, versátil, dinâmica e muito aberta ao diálogo. É prata da casa, com experiência e excelente formação técnica e multidisciplinar, que envolve, dentre muitas outras, energia, planejamento, economia, regulação, finanças e meio-ambiente, que são as expertises núcleo da Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais. Ganha a EPE, ganha o MME, ganha o Brasil. ”