O deputado José Carlos Aleluia deve fazer alterações na parte que trata do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica no projeto de lei que privatiza a Eletrobras. Na última terça-feira, 6 de fevereiro, o diretor geral do Cepel, Marcio Szechtman, se reuniu com o deputado. Na ocasião, o parlamentar disse que vai dar ao próprio centro a oportunidade de apresentar uma proposta que posa ser inserida.
O PL apresentado pelo governo assegura que o Cepel será mantido por quatro anos após a privatização. Aleluia considera que o texto não é satisfatório quando trata do setor de pesquisa e antecipou que vai apresentar uma alteração significativa no tema. Segundo ele, o que há no PL não é satisfatório quando trata do setor de pesquisa e não se pode ignorar a importância de termos no Brasil um centro de pesquisa de excelência que contribua para o desenvolvimento tecnológico do setor elétrico.
Aleluia também se reuniu com o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior. O executivo mostrou a atual situação da estatal, em que mesmo com uma melhora nos últimos dois anos, está com alto grau de endividamento e baixa capacidade para fazer investimentos.