A rede atacadista Makro encontrou na parceria com a EDP Brasil, a solução que buscava para promover mais os conceitos de eficiência energética e sustentabilidade. Com um investimento de R$ 60 milhões, destinados a substituição do sistema de iluminação antigo por LED nas áreas internas e externas de todas as lojas do país, foi possível reduzir o consumo de energia em iluminação em até 55% ou 17,5 mil megawatts-hora (MWh), o equivalente ao consumo médio de 7,3 mil famílias.

Com a economia de energia, mais de 1.431 toneladas de CO2 deixarão de ser lançadas na atmosfera, o que corresponde ao plantio de 11 mil árvores. Há também uma redução nos custos de manutenção, já que a durabilidade da lâmpada LED é de 50 mil horas, 3 a 4 vezes mais que lâmpadas fluorescentes. Além disso, a tecnologia LED gera também menos impacto ambiental ,  visto  não possuir mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.

“A EDP Brasil assumiu o compromisso de reduzir o consumo de 100 GWh de energia dos seus clientes até 2020 com a expansão do segmento de Soluções em Energia, e a parceria com o Makro é mais um exemplo de como as corporações podem usufruir das nossas soluções de eficiência energética para reduzir custos e elevar sua contribuição ao meio ambiente, com baixo investimento inicial”, afirmou Aldemir Spohr, diretor da EDP Soluções em Energia.

Antes do projeto, a iluminação representava, em média, 20% da conta de energia elétrica das unidades, o que deverá ser diminuído para 10%, aproximadamente. Por meio do contrato firmado entre as empresas, no modelo de success fee, a economia mensal de energia com a nova iluminação abaterá o investimento inicial:

“Além da economia no consumo de energia, o projeto de eficiência energética trouxe inúmeros benefícios, como o aumento da produtividade dos funcionários, valorização dos produtos trazendo mais conforto visual para os clientes e o compromisso sustentável de evitar desperdício e reduzir a emissão de gases poluentes. A EDP se mostrou extremamente flexível para atender as necessidades do Makro e este caso de sucesso é o primeiro de muitos que estamos estudando em conjunto”, destacou Marcos Ambrosano, Presidente do Makro Brasil.