A Eletronuclear informou que no próximo sábado, 17 de fevereiro, exatamente à 0h, desligará Angra 2 para reabastecimento de combustível da usina. A parada foi programada em comum acordo com o ONS, e terá duração prevista de 30 dias. Durante o período, cerca de um terço do combustível nuclear será carregado, além de inspeções, atividades de manutenção periódica e modificações de projeto que só podem ser realizadas com a unidade fora de operação.

Como a quantidade de tarefas a serem cumpridas é extensa, a companhia contratou prestadores de serviço nacionais e estrangeiros para auxiliar nos trabalhos. Essas empresas disponibilizarão 1.070 profissionais brasileiros e 250 estrangeiros para atuar em conjunto com os técnicos da central nuclear de Angra.

Cerca de 3,5 mil tarefas estão previstas para serem efetuadas durante o desligamento. Além do carregamento do núcleo do reator, destacam-se o balanceamento do eixo do turbogerador; a troca do anel de selagem do gerador principal; a revisão da turbina de alta pressão, incluindo a inspeção das palhetas; testes de ultrassom no circuito primário e nos geradores de vapor; reparo interno no tanque de água de alimentação; e a substituição dos selos hidrodinâmicos das bombas de refrigeração do reator.

O superintendente da usina, Anselmo Carvalho, ressalta que, para tudo dar certo, é feito um planejamento rigoroso: “Operamos como um relógio, trabalhando 24 horas por dia, com as tarefas contabilizadas hora a hora. Todas as atividades são realizadas com muita supervisão para que tenhamos o máximo de segurança. Isso é muito importante, em especial, porque praticamente dobramos o efetivo da central nuclear durante a parada”, explicou.

As paradas para reabastecimento ocorrem a cada 12 meses aproximadamente, e são programadas com pelo menos um ano de antecedência, levando em consideração a duração do combustível nuclear e as necessidades do SIN. Durante o período em que a usina permanece desligada, o ONS gerencia o sistema interligado de forma a garantir um abastecimento seguro de energia elétrica para o país.