A hidrelétrica de São Manoel (MT/PA, 700 MW) concluiu a descida do estator da última de suas quatro unidades de geração na semana passada. Este é o estágio final da montagem eletromecânica na usina que já possui duas das quatro máquinas em geração comercial. A terceira máquina está na fase de comissionamento e testes.

Essa ação ocorreu após a instalação de outras importantes peças da UG, o conjunto Kaplan e rotor do gerador, encaixados no poço nos dias 27 de janeiro e 09 de fevereiro, respectivamente. A ação, explicou a concessionária responsável pela obra,   é complexa por conta dos desafios logísticos e operacionais. No caso específico do estator, a atividade é dificultada pelo tamanho do componente, que tem cerca de 321 toneladas, 14,20 metros de diâmetro, 2,08 metros de altura, e possui mais de 175 mil lâminas de aço.

 A Usina Hidrelétrica São Manoel instalou o primeiro estator em junho de 2017. Em dezembro, o empreendimento recebeu a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica para iniciar a geração comercial da primeira máquina. A previsão é que até maio deste ano as quatro unidades de geração estejam em pleno funcionamento. O empreendimento é construído pela SPE São Manoel Energia, formada por Furnas, EDP e CTG.