CCEE participa da entrega de novos certificados de Energia Verde

Selo é o primeiro no Brasil focado estritamente na energia produzida a partir da cana-de-açúcar

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) participou na última quinta-feira, 22 de fevereiro, da entrega de 68 Certificados de Energia Verde para usinas sucroenergéticas, em evento organizado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e com o apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

O gerente executivo de atendimento da CCEE, Rodolfo Aiex, destacou que, desde a implementação do Selo Energia Verde, em 2015, a Câmara decidiu dar total apoio à iniciativa. “Quando o Programa foi lançado em 2015, foram concedidos nove certificados, entre usinas e consumidores, e agora já são 68. Ficamos, portanto, com a expectativa de avanços cada vez mais significativos. E nada melhor que esta evolução seja feita de forma sustentável e consciente tanto na geração como no consumo de energia””, destacou.

O Selo é o primeiro no Brasil focado estritamente na energia produzida a partir da cana-de-açúcar. Algumas das regras impostas às usinas incluem a obrigação de que as unidades estejam adimplentes junto à CCEE, sejam associadas à Unica e atendam determinados critérios de sustentabilidade e eficiência energética.

Na CCEE existem atualmente 266 usinas a biomassa registradas, que foram responsáveis por gerar 25,4 GWh em 2017.