Uma falha em um transformador, seguido de incêndio, provocou a interrupção da unidade geradora nº 2 da hidrelétrica Taquaruçu, localizada no município de Sandovalina, no interior do Estado de São Paulo, informou Rio Paranapanema Energia em comunicado nesta sexta-feira, 23 de fevereiro.

O incidente aconteceu na tarde do dia 20 e ninguém ficou ferido. Contudo, uma parte do óleo do transformador atingido pelo incêndio escoou para rio Paranapanema. A companhia diz que tomou as medidas de contenção e controle necessárias. “Não foram encontrados peixes mortos”, garante a empresa.

“Medidas emergenciais foram adotadas, e as atividades operacionais da usina hidrelétrica Taquaruçu foram retomadas. Com exceção da unidade geradora número 2, correspondente ao transformador danificado, todas as demais quatro unidades estão em operação normal, sem restrições, com sua produção de energia coordenada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS)”, diz a empresa em nota ao mercado.

A usina Taquaraçu é a segunda maior do rio Paranapanema em capacidade de geração, sendo composta por cinco turbinas, com potência total de 525 MW. A hidrelétrica entrou em operação em 1994 e tem a função de controlar a vazão do rio, por meio de nove comportas.

A Rio Paranapanema Energia era uma empresa da Duke Energy e atualmente pertence a China Three Gorges Corporation. A companhia diz que está tomando todas as medidas cabíveis e apurando as causas e possíveis prejuízos. Os equipamentos envolvidos estão segurados.