A Agência Nacional de Águas autorizou, por 60 dias, a realização de testes de redução de descarga mínima da hidrelétrica Serra da Mesa, assegurando a defluência mínima de 100 m³/s, em termos médios diários. O objetivo da medida é aproveitar o restante do período úmido para recuperar o nível dos reservatórios das usinas situadas no rio Tocantins, considerando o caráter estratégico do reservatório da UHE Serra da Mesa na regularização das vazões do rio.

Desde 2015, a bacia do rio Tocantins vem enfrentando condições hidrometeorológicas desfavoráveis, com vazões e precipitações abaixo da média, com impactos nos armazenamentos dos reservatórios instalados na bacial.

Segundo a Resolução nº 8, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 26 de fevereiro, Furnas ficará responsável por divulgar a flexibilização temporária da vazão mínima defluente de Serra da Mesa para os municípios existentes entre os reservatórios de Serra da Mesa e Cana Brava.

Em um prazo máximo de 30 dias após o término dos teses, Furnas deverá apresentar um relatório com a descrição dos resultados da operação especial de redução de descarga da UHE Serra da Mesa.

Os agentes responsáveis pela operação do reservatório devem se articular com a Marinha do Brasil de forma a garantir a segurança da navegação e salvaguarda da vida humana.