Pensando no crescimento e desenvolvimento das cidades de sua área de concessão, a EDP Espírito Santo anunciou na terça-feira, 27 de fevereiro, o início da operação da Subestação Guriri, construída no balneário de São Mateus. A obra contou com um aporte de recursos da ordem de R$ 5,5 milhões, e a subestação entrou em operação em fevereiro, inicialmente, com um transformador de força 34,5/15 kV – 12,5 MVA e um setor de 15 kV composto de 03 alimentadores, beneficiando mais de 40 mil habitantes.
O investimento no empreendimento segue o plano da empresa de assegurar a satisfação dos usuários e a qualidade operacional. Em 2017, até setembro, foram mais de R$ 200 milhões aplicados na ampliação, modernização e manutenção da rede no Estado.
“A construção, ampliação e modernização de subestações e linhas de distribuição são fundamentais para suportar o aumento da demanda e assegurar o crescimento econômico do Estado, garantindo o atendimento ao mercado, reforçando a confiabilidade e a melhoria da qualidade do fornecimento de energia dentro de elevadas condições técnicas e de segurança”, reforçou João Brito, diretor da EDP.
Todas as subestações da concessionária são monitoradas remotamente a partir do Centro de Operação do Sistema (COS), localizado em Carapina, na Serra. É a partir do COS, operando 24 horas, que é feita a comunicação direta com as equipes de campo, conferindo eficácia no atendimento aos 1,5 milhão de clientes. Dessa central, também, é possível monitorar em tempo real a rede elétrica que abastece toda a área de concessão da distribuidora, e ainda, prover suporte de análise metrológica.
Os consumidores residenciais da EDP Espírito Santo elegeram a empresa como uma das três melhores distribuidoras de energia da região Sudeste no Prêmio IASC 2017 – Índice Aneel de Satisfação do Cliente. A premiação, organizada anualmente pela Aneel, é concedida com base em pesquisa de opinião com moradores de todo país.
Para a definição das vencedoras, foram entrevistados 24.926 clientes de 584 municípios atendidos por 96 concessionárias e permissionárias. Divulgado pelo órgão regulador desde 2000, a pesquisa IASC retrata o grau de satisfação do cliente em relação à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica, com o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua.
A empresa também expandiu e criou novas ferramentas para facilitar a comunicação com o consumidor, como o EDP Online, com um completo portal de serviços e atendimento via SMS. “Nosso objetivo é oferecer aos clientes mais uma forma rápida, fácil e gratuita de acessar as informações e os serviços da EDP Espírito Santo. Queremos estar próximos dos consumidores e atendê-los da forma mais eficiente e rápida possível”, destacou Brito.