A Asja Brasil é a mais nova associada da ABiogás. A companhia, que integra Grupo Italiano Asja, é especialista em produzir energia verde a partir do biogás, além de energia eólica, fotovoltaica, biomassas e microcogeração. Desenvolve, constrói e gerencia plantas de geração de energia a partir de resíduos do biogás produzido pela digestão anaeróbica da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanamente dispostos nos aterros sanitários.
No portfólio de experiência da companhia está o serviço completo de gerenciamento de usinas de energia a partir de biogás, incluindo a gestão total do biogás de aterro, o controle remoto e no local de funcionamento das plantas, a manutenção de todos os componentes da planta, intervenções de emergência, e obtenção e acompanhamento de autorizações nos âmbitos regulatório, administrativo e ambiental.
No Brasil desde 2005, a empresa enxerga sua estratégia de crescimento cada vez mais consolidada, por isso a decisão de associar-se a ABiogás é parte dos planos da empresa: “Consideramos essencial nos tornarmos parte de uma associação que representa os produtores de bioenergia renovável que atua para proteger seus direitos e promover seus interesses e o desenvolvimento da bioenergia limpa”, ponderou Vincenzo Pace, International Business Manager.
Segundo Pace, o Brasil, com mais de 70 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos produzidos e manejados, principalmente através de disposição de aterros (não controlados e, apenas recentemente, aterros sanitários), representam uma importante oportunidade de desenvolvimento para empresas que atuam na economia verde.
“Temos a percepção de que, atualmente, a gestão do ciclo de resíduos, bem como a biomassa residual de origem agrícola, no Brasil está em um ponto de virada. Os recentes marcos regulatórios brasileiros sobre o biometano é muito semelhante ao que aconteceu na Europa desde 2011 e sobre a geração distribuída confirmam essa percepção”, avaliou o Business Manager.
Para a associação, a entrada da Asja reforça ainda mais o setor ao rol de importantes agentes do país e do mundo que se dedicam ao desenvolvimento, produção, comercialização e consumo do biogás.
Segundo Alessandro Gardermann, presidente da ABiogás, a decisão da companhia em se juntar à Associação atrai mais fomento ao setor juntamente ao governo: “Em nome da ABiogás damos as boas-vidas à Asja. Estamos muito satisfeitos em ver como o setor privado valoriza a instituição e contribui para o desenvolvimento do setor”, observou.