fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 13 de março, abertura de audiência pública para revisitar os submódulos 10.6 e 23.3 dos Procedimentos de Rede. Esses itens tratam, respectivamente, do controle da geração e das diretrizes e critérios para estudos elétricos. A revisão servirá para atender à aplicação de nova metodologia para dimensionar a Reserva de Potência Operativa do Sistema Interligado Nacional em virtude do crescimento de geração eólica.
Segundo o ONS, a situação do parque de geração eólica no país, concentrado majoritariamente nas regiões Nordeste e Sul, bem como a perspectiva de seu crescimento na matriz eletroenergética, representa um grande desafio para o operador. A dificuldade de previsão da geração eólica e a baixa inércia exigem que o ONS tome uma série de ações, dentre as quais o estabelecimento de metodologia para o dimensionamento e alocação da Reserva de Potência Operativa (RPO), face a sua essencialidade para a garantia da segurança sistêmica.
Segundo o ONS, a RPO visa manter capacidade para atender desequilíbrios no balanço carga-geração que se verificam na operação de um sistema elétrico, quer em função da perda de unidades geradoras, quer em função dos desvios de previsão da carga. Com o crescimento da participação eólica, a metodologia de RPO constante dos procedimentos de rede precisa ser revista para fazer frente à variabilidade dessa geração.
Os interessados podem encaminhar contribuições sobre a audiência entre 16/3/2018 a 30/4/2018 para o e-mail ap015_2018@aneel.gov.br ou para o endereço Aneel – SGAN Quadra 603 – Módulo I Térreo/Protocolo Geral, CEP 70.830-110, Brasília–DF.