A Ouvidoria da Cosern foi reconhecida como a melhor do Brasil na categoria empresas de grande porte, na 1ª edição do prêmio criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica para destacar as melhores Ouvidorias das Distribuidoras de Energia Elétrica do Brasil.

O resultado foi divulgado na tarde da última sexta-feira, 16 de março, em cerimônia realizada no auditório da Aneel, em Brasília. A distribuidora potiguar chegou à final do prêmio nesta categoria com a Ceb, Celpe, Cemar e Copel. Para atingir a nota de 100 pontos no resultado final, a Cosern teve diversos indicadores de qualidade avaliados com a nota máxima pela Aneel.

Estiveram presentes à cerimônia o Diretor Geral da Agência, Romeu Rufino, o Superintendente de Mediação Administrativa, André Ruelli, o Diretor Ouvidor, Tiago Correia, e o Superintendente de Regulação Técnica-Comercial do Grupo Neoenergia, Eduardo Baroni, além de outras autoridades e representantes das demais distribuidoras.

Em seu discurso de agradecimento, Maria Aparecida Oliveira, Gestora da Unidade de Ouvidoria da Cosern, ressaltou o apoio do Diretor Presidente da Cosern, Luiz Antônio Ciarlini, para realizar o trabalho dentro da distribuidora, a parceria com todos os colaboradores da empresa e a ponte com o Conselho de Consumidores da Cosern.

“Nossa missão é buscar soluções assertivas que geram melhorias nos processos internos da empresa e contribuem para a satisfação dos clientes”, disse Cida. “Ter a honra de ser o 1º lugar logo na 1ª edição do prêmio é um reconhecimento importante, aumenta nossa responsabilidade e eu queria dividir essa conquista com as Ouvidorias da Celpe, Coelba e Elektro, as outras distribuidoras do Grupo Neeonergia”.

Em comunicado à concessionária, o Superintendente de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública da Aneel, André Ruelli, parabenizou a equipe da Ouvidoria da distribuidora potiguar, assim como todas as demais áreas que contribuíram para o resultado alcançado.

Criada em 2012, a Ouvidoria é um setor fundamental no relacionamento dos 1,4 milhão de clientes da Cosern. Em 2017, foram realizados 27.926 atendimentos, distribuídos em pedidos de informações, denúncias, elogios, sugestões e reclamações. Deste total, apenas 584 (2%) foram de reclamações relacionadas à prestação do serviço da Cosern.

Em 2015, o setor criou o projeto “Ouvidoria Itinerante”, passando por diversas cidades potiguares com o objetivo de aproximar e atender ainda mais as necessidades dos clientes. Durante o período, já foram concretizadas 30 ações associadas a outros serviços aos consumidores, tais como Eficiência Energética, Serviços Comerciais, informações sobre Regulação do setor elétrico, direitos e deveres do consumidor, riscos e perigos com energia elétrica e, ainda, associada às ações realizada pelo Conselho de Consumidores de Energia Elétrica, aproximando ainda mais o cliente com a empresa.