No intuito de diminuir as ações de cobrança e o impacto do aumento da inadimplência, que vem crescendo desde a elevação das tarifas em 2015, a Eletropaulo buscou como estratégia em 2017 intensificar as frentes para o esclarecimento de dúvidas sobre o tema, além de ações para a facilitar o pagamento de contas em atraso. O resultado foi satisfatório para a companhia, na medida em que melhorou os casos de renegociação de dívida e reduziu as perdas com atrasos nas contas de luz.

Entre as ações empreendidas está o Portal de Negociação. Lançado no primeiro trimestre do ano passado, o Programa oferece aos clientes da concessionária maior praticidade, agilidade e condições diferenciadas para a negociação de dívidas. No acumulado de 2017, somente nesse canal de atendimento foram realizadas 219,4 mil negociações, totalizando R$ 128 milhões negociados.

Outra iniciativa voltada à redução da inadimplência é o Feirão de Negociação, eventos nos quais os consumidores podem negociar débitos pendentes junto à empresa e obter descontos e opções de parcelamento. Em 2017 foram realizados nove Feirões, somando R$ 7,8 milhões ajustados por meio de 2.539 acordos, quase o dobro dos R$ 3,8 milhões negociados no ano anterior.